terça-feira, 31 de maio de 2016

Encerrada fase diocesana do processo de beatificação de sacerdote brasileiro


Padre Ibiapina. Imagem: Diocese de Guabira

REDAÇÃO CENTRAL, 31 Mai. 16 / 09:00 am (ACI).- Foi encerrada neste domingo a fase diocesana do processo de beatificação de Padre José Antônio Maria Ibiapina, na Diocese de Guabira (PB). Na ocasião, foi exposta a urna com os restos mortais do Servo de Deus, na presença de membros da Congregação para Causas dos Santos do Vaticano.

A cerimônia aconteceu no distrito de Santa Fé, município de Solânea (PB) e foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Ao fim da Missa, a urna com os restos mortais de Pe. Ibiapina foi levada para a parte interna da Igreja e, em seguida, colocada em um túmulo aos fundos da capela do Memorial, espaço continuará aberto para visitação.

Segundo o site da Diocese de Guabira, os trabalhos de suplementação processual foram dirigidos pelo postulador da causa, o italiano Paolo Vilotta, e pelo Padre Paolo Lombardo, da Congregação para Causa dos Santos.

Durante cerca de 10 dias, eles ouviram testemunhas e coletaram documentos que serão anexados ao processo que se encontra na Santa Sé.

Na tarde do dia 22 de junho, eles também participaram da exumação dos restos mortais do corpo do sacerdote, que viveu de 1806 a 1883. O processo ocorreu no Memorial de Santa Fé, em cerimônia fechada, administrada por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

A exumação, conforme explicou o bispo ao site diocesano, “está dentro do processo. Consta a exumação dos restos mortais do corpo e a colocação dele no lugar propriamente eclesiástico, sob os cuidados da Igreja. Estamos cumprindo todas as etapas”.

Para o Prelado este momento “foi de fato muito marcante, dentro de um rito litúrgico”. “Quando se quebrou a pedra e abrimos a urna onde estavam os restos mortais do Servo de Deus, fizemos orações e louvamos a Deus”, comentou.

Padre José Antônio Maria Ibiapina nasceu em 5 de agosto de 1806 na Vila de Sobral (CE). Foi ordenado sacerdote aos 47 anos e iniciou uma obra missionária, visitando várias regiões do Nordeste do Brasil, erguendo casas de caridade, igrejas, açudes e outras obras em cidades do interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário