domingo, 31 de janeiro de 2016

Igreja: D. Nuno Almeida foi ordenado bispo em Viseu


Agência Ecclesia 31 de Janeiro de 2016, às 17:00      
Novo auxiliar de Braga desafiado a mostrar às comunidades um «caminho de possibilidades e esperanças»

Viseu, 31 jan 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu hoje na Sé local à ordenação episcopal de D. Nuno Almeida, novo bispo auxiliar de Braga, destacando o seu “rico testemunho” como sacerdote ao longo de quase 30 anos junto da comunidade viseense.

Na sua homilia, D. Ilídio Leandro considerou a nomeação, por parte do Papa Francisco, de um pastor da sua diocese para a missão episcopal como uma bênção para a população total.

O prelado sublinhou ainda que a missão de bispo implica “ir até às periferias para encontrar quem se afastou, quem anda perdido ou quem, por outras experiências, se foi afastando da Casa do Pai”.

“Numa sociedade onde alguns fazem outras opções, com muitos a cair na rotina da indiferença, precisamos de acordar as sonolências e ser sentinelas a ajudar à beleza do reencontro”, apontou.

“O bispo é chamado a ir à frente para mostrar o caminho das possibilidades e esperanças que nos são abertas pelo Senhor, na Igreja e nas comunidades. Se vai atrás, é para que ninguém se perca e, no meio, é para estimular, alimentar e fazer crescer a vida que, unida a Cristo crescerá cem por um e sem medida”, frisou ainda.

O novo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, tem 53 anos e é natural do Concelho do Satão, na Diocese de Viseu.

Depois de ter sido ordenado padre, a 19 de outubro de 1986, cumpriu todo o seu percurso sacerdotal em paróquias da região, e estava desde outubro de 2013 a exercer funções de pároco no Arciprestado (conjunto de paróquias) de Fornos de Algodres.

A nomeação episcopal chegou em novembro de 2015, significando a entrada numa nova etapa, que será feita em colaboração com D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

Na sua intervenção, D. Ilídio Leandro desejou ao novo bispo auxiliar “um abençoado e feliz ministério episcopal” e incentivou-o a apoiar sempre o seu trabalho na força de Deus.

A ordenação episcopal teve como co-ordenantes os bispos de Braga, D. Jorge Ortiga, e de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O núncio apostólico (representante diplomático do Papa em Portugal), D. Rino Passigato, leu, em nome do Papa Francisco, o Mandato Apostólico de nomeação de D. Nuno Almeida para bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga.

Para além do bispos ordenante e dos co-ordenantes, estavam presentes também bispos de várias dioceses de Portugal, que simbolicamente impuseram as mãos sobre a cabeça do eleito e ofereceram a D. Nuno Almeida o abraço da paz.

JCP/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário