terça-feira, 28 de agosto de 2018

Dom Helder chegou ao Rio de Janeiro em 1936

Ó Deus altíssimo, boníssimo e terníssimo, que vos quisestes revelar em toda vossa plenitude, na generosidade, doação, renúncia e criatividade do vosso servo Dom Helder Câmara. Vivendo agora a expectativa da beatificação e canonização do vosso místico e Dom da Paz, suplicamos com humildade e confiança que venhais em socorro da humanidade, nas injustiças, dores e angústias de toda natureza por que passa a criatura humana e todo o universo. Que o nosso bom Deus seja sempre mais louvado, através do Servo de Deus Dom Helder, instrumento da vossa paz e do vosso amor. Usando as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco: “No fim, encontrar-nos-emos face a face com a beleza infinita de Deus e poderemos ler, com jubilosa admiração, o mistério do universo, o qual terá parte conosco na plenitude sem fim” (Laudato Si', 243), na mais viva esperança, ó Pai, de vermos todas as coisas renovadas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
Conselho do pai: “Meu filho, você sabe o que é ser padre? Lembre-se que Padre e egoísmo nunca podem andar juntos. Padre tem que se gastar e se deixar devorar”. 
O santinho da ordenação sacerdotal

Turma de Dom Helder no seminário da Prainha, ordenação sacerdotal 15/08/1931
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
Ordenação (15/08/1931).
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Tiago de França e Antonio Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé




Com dois amigos fundou, em 1931, a “Legião Cearense do Trabalho”, para, em 1933, juntamente com lavadeiras e empregadas domésticas, instituir a “Sindicalização Operária Feminina Católica”, considerado na instituição seu ‘chefe popular’.



Dom Manuel da Silva Gomes com Pe. Helder.
Dom Manoel da Silva Gomes, seu arcebispo, ao saber do desejo do jovem Padre, assim se expressou: "Meu filho, é Deus, é Deus que está lhe chamando para o Rio de Janeiro. Vá, meu filho, vá!”.
Pe. Helder e Dom Leme (1930 - 1942).
Dom Leme e a cruzada de oração: O jovem Padre Helder subiu ao púlpito para o seu primeiro sermão junto aos colegas de sua nova arquidiocese.  A figura magra, pálida, olhos fechados, mãos trêmulas e exaltadas, pronunciou uma oração que até hoje é recordada.  Um sermão que foi quase um escândalo, cobrando dos sacerdotes aquele fervor, aquele entusiasmo que o dia a dia e pouco a pouco se esfriava (...).
Dom Jaime de Barros Câmara (1943 - 1971).
 Um dia disse a Dom Helder: “O senhor não pode fazer isso. Um bispo da Igreja é um príncipe e um príncipe não pode se misturar”. 

Dom Helder teve um encontro com Padre Cícero, quando tinha 18 anos de idade (...). Dom Helder foi vender uma assinatura do jornal O Nordeste, que costumava atacar o padre do Juazeiro. O seminarista ficou surpreso porque não foi hostilizado e conseguiu com que o velho sacerdote assinasse o periódico (Fonte: Blog do Roberto Almeida).
Resultado de imagem para dom helder com mons montini papa paulo VI
Dom Helder e Monsenhor Montini - futuro Papa Paaulo VI


Padre Helder, com a mãe Adelaide, em 1936

Dom Helder com o amigo Virgílio Laranjeiras,
Catedral do RJ - 20/04/1991.

20/04/1952 - dia de sua sagração episcopal

 Com o pai, João Eduardo Torres Câmara Filho,
 e o amigo Manuel de Souza Neves, 
no dia de sua sagração episcopal
Resultado de imagem para dom helder com madre teresa
Dom Helder e Madre Teresa deram entrevistas juntos, inclusive, com cobertura da televisão, riram muito e rezaram juntos, Foi, sem sombra de duvida, o começo de uma bela e duradoura amizade. Encontraram-se pela primeira vez em 1976, nos Estados Unidos, no Congresso Eucarístico realizado na Filadélfia.
Resultado de imagem para dom helder com dalai lama
Dom Helder com Dalai Lama, no Rio de Janeiro 1992
Dois pacifistas se encontram: Dom Helder e Dalai Lama, em 1992 no RJ

Cresce a expectativa de um santo brasileiro: Dom Helder Câmara
O Servo de Deus, Dom Helder Câmara




3 comentários:

  1. Te agradeço, amigo Pe Geovane, por compartihar comigo e com todos que te alcançam na caminhada, essas jóias da espiritualidade, esse acervo tão sensível acerca de um ser humano de humildes vestes e alma em eterno esplendor.
    Abraços do mini cais.
    Carmen;

    ResponderExcluir
  2. Te agradeço Pe. Geovane por compartilhar sua grande sabedoria e nos dar a chance de conhecer um pouco mais dos antigos servos de nossa santa Igreja.. Amo quando o sr. Fala de Dom. Helder.

    ResponderExcluir
  3. Deus nos abençoei sempre, que possamos servir Nosso Senhor com muito fervor e coragem para sempre anunciar a Boa Nova e o Reino de Deus. Amém!

    ResponderExcluir