terça-feira, 30 de junho de 2015

Exposição sobre 'Mickey Mouse' chega a Pequim

No Museu Nacional da China visitantes foram recebidos com cenas de "Steamboat Willie".

Mickey Mouse, ícone cultural americano, chegou nesta terça-feira à Praça da Paz Celestial (Tiananmen) de Pequim, o coração simbólico do Estado chinês, com a abertura de uma exposição a poucos metros do mausoléu do líder comunista Mao Tsé-Tung.
Na entrada do Museu Nacional da China, na mesma área em que manifestantes pediram democracia em 1989, os visitantes eram recebidos com cenas de "Steamboat Willie", o curta-metragem de 1928 que é considerado como a estreia do personagem mais conhecido da Disney.
Alguns visitantes consideraram que o título da mostra, "Desenhado a Partir da Vida: A Arte da Disney Animation Studios", tem pouca relação com sua experiência.
"Estes filmes refletem valores americanos e sua ética é muito diferente da que nos ensinam os desenhos animados na China", afirmou a estudante de animação Ling Kewen, de 25 anos.
Os desenhos modernos chineses são cópias animadas de contos antigos, com poucas ou nenhuma alteração a respeito da história original para atrair audiências jovens, lamentou a estudante, para quem a animação americana estimula a criatividade, a coragem e o amor.
"Mas seus valores de alguma forma já são universais, por causa do imperialismo cultural americano", afirmou sua amiga, Ouyang Lihai, de 24 anos.
Apesar da censura e das cotas para filmes estrangeiros na China, os longas-metragens de animação americanos geralmente têm exibição garantida nas salas de cinema do país comunista.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário