terça-feira, 30 de junho de 2015

Brasil promete eliminar o desmatamento ilegal

Brasil quer restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de floresta até 2030
O Brasil prometeu nesta terça-feira (30), em Washington, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de floresta até 2030 e adotar políticas para eliminar o desmatamento ilegal. O Brasil possui atualmente 7,1 milhões de florestas plantadas. As medidas integram declaração sobre mudança climática fechada com os Estados Unidos e anunciada hoje pelos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama. Os dois países se comprometerem a elevar a 20% a participação de fontes renováveis em sua matriz energética - sem considerar hidrelétricas. O porcentual de energias renováveis na matriz energética americana é de 12,9%.
Apesar de ambicioso, o documento não traz metas específicas de redução de emissões por parte do Brasil, algo que os americanos gostariam de ver. Mas as iniciativas terão o efeito de diminuir o impactos das emissões, na medida em que elevam a captura de carbono na atmosfera.
"Os presidentes reiteraram o chamado por um resultado exitoso na Conferência de Paris sobre Mudança do Clima, no fim do ano", diz a declaração. A reunião definirá os novos compromissos globais com o objetivo de evitar que a temperatura do planeta suba mais do que 2º C.
O combate à mudança climática é uma prioridade para Obama, que pretende deixar um legado nessa área quando sair da Casa Branca, em 2017. No ano passado, Estados Unidos e China fecharam acordo no qual apresentaram metas concretas de redução de emissões. Na declaração de ontem, o Brasil se comprometeu a adotar reduções ambiciosas, mas não especificou números. O governo Dilma pretende apresentar seus compromissos no âmbito da negociação da Conferência de Paris, que tem um caráter multilateral.
A presidente Dilma Rousseff chegou à Casa Branca por volta das 11h30, para a reunião de trabalho com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ela foi recebida no Salão Oval.
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário