domingo, 31 de maio de 2015

Título de nova encíclica pode ser 'Laudato sii'

Nome remete à frase proferida por São Francisco no Cântico das Criaturas.

Texto do papa Francisco deverá ser publicado em meados de junho.
Por Joshua J. McElwee
O título da carta encíclica foi primeiramente informado no Twitter neste sábado pela jornalista de língua espanhola Mercedes De La Torre. Ela estava participando de um evento realizado pela Libreria Editrice Vaticana, a casa editorial do Vaticano responsável por imprimir os documentos oficiais.
O título não foi confirmado, mas uma foto postada por De La Torre mostra o diretor da casa editorial, o padre salesiano Giuseppe Costa, falando durante o evento.
A encíclica por vir do Papa Francisco, que deverá ser publicada em meados de junho, vem sendo amplamente esperada em todo o mundo pela postura que irá assumir diante das alterações climáticas globais. Geralmente, as cartas encíclicas são consideradas uma das formas mais altas do ensinamento de um papa.
A frase “Laudato Sii” repete várias vezes no Cântico das Criaturas (também conhecido como Cântico do Irmão Sol) de São Francisco, uma oração que louva a Deus primeiramente agradecendo-o por criações como o “Irmão Fogo” e a “Irmã Água”.
Escrito por volta de 1224, a oração é tida como uma das primeiras obras publicadas de literatura na língua italiana então em desenvolvimento em oposição ao latim.
“Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol”, escreveu São Francisco na terceira estrofe da oração. Em seguida continuou, expressando louvor a Deus pela “irmã Lua”, pelos “irmãos Vento e Ar”, pela “irmã Água”, pelo “irmão Fogo” e pela “Mãe Terra”.
National Catholic Reporter, 30-05-2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário