sábado, 31 de janeiro de 2015

Morre Carl Djerassi, um dos criadores da pílula anticoncepcional

Químico austríaco naturalizado americano morreu aos 91 anos de idade.

Djerassi conseguiu sintetizar hormônio que regula menstruação em 1951.

Da France Presse

Carl Dijerassi, um dos criadores da pílula, discursa em evento realizado em 2004 (Foto: Chemical Heritage Foundation)Carl Dijerassi, um dos criadores da pílula, discursa
em evento realizado em 2004
(Foto: Chemical Heritage Foundation)
O químico americano Carl Djerassi, um dos criadores da pílula anticoncepcional, morreu na sexta-feira à noite aos 91 anos, informou neste sábado em Viena Klaus Albrecht Schröder, diretor do museu de Albertina.
Carl Djerassi conseguiu sintetizar em 1951 o hormônio que regula os ciclos menstruais. A descoberta permitiu o desenvolvimento do primeiro contraceptivo oral, um projeto no qual colaboraram os farmacêuticos americanos Gregory Pincus e John Rock.
Além de sintetizar a progesterona, Djerassi também conseguiu criar em laboratórios a cortisona, outro hormônio utilizado em vários tratamentos médicos.
Djerassi, escritor e colecionador de arte, era proprietário da coleção privada mais importante do mundo do pintor alemão Paul Klee (1879-1940), que legou ao Museu de Arte Moderna de São Francisco e ao Museu de Albertina, que anunciou sua morte.
Carl Djerassi nasceu em Viena em 29 de outubro de 1923, filho de pai búlgaro e mãe austríaca. Foi perseguido pelos nazistas e buscou refúgio nos Estados Unidos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário