segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bispos de El Salvador: "Dom Romero será beato em breve"


São Salvador (RV) - O processo de beatificação do arcebispo de São Salvador Óscar Arnulfo Romero “está chegando à fase final”, disse domingo o bispo auxiliar de São Salvador, Gregorio Rosa Chávez, segundo quem, o Papa “está muito contente”. Na última sexta-feira, os bispos salvadorenhos se reuniram com o Pontífice, no Vaticano. No encontro, foi entregue a Francisco uma carta de toda a hierarquia católica local sobre Romero, recebida com “grande alegria”. 

A beatificação de Romero “foi uma grande espera que começou em 1990, quando Dom Arturo Rivera y Damas iniciou o processo de 
diocesano de canonização em El Salvador, que agora, com o Papa
Francisco, “está chegando à fase final”, afirmou.

Dom Romero foi assassinado em 24 de março de 1980 por um franco-atirador enquanto pronunciava uma homilia na capela do hospital do câncer La Divina Providencia, em São Salvador. O arcebispo sempre se caracterizou por defender os mais pobres e desprotegidos durante o conflito armado salvadorenho (1980-1992).

Ainda na coletiva aos jornalistas, o auxiliar de São Salvador, Dom Gregorio Rosa Chávez, indicou que a Igreja católica seguirá participando dos processos de pacificação, quando envolvida, mas com condições claras: “A transparência, a inclusão e o consenso, são critérios fundamentais”, antecipou. 
(CM)
Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário