quarta-feira, 26 de março de 2014

Remédio traz esperança contra câncer de pulmão

Segundo estudo, novo medicamento retarda avanço da doença mais do que quimioterapia.

O medicamento Xalkori da Pfizer retardou o avanço do câncer de pulmão mais do que a quimioterapia em pacientes que nunca haviam recebido tratamento contra a doença, de acordo com resultados de um estudo de fase final divulgado na terça-feira (25).

O medicamento, que recebeu a aprovação nos Estados Unidos em 2011 para pacientes com câncer de pulmão que têm uma mutação genética específica, havia mostrado em um estudo de fase 3 anterior que atrasou significativamente a progressão da doença entre aqueles que já passaram por quimioterapia para câncer de pulmão de células não-pequenas, a forma mais comum da doença.

A Pfizer disse que os resultados favoráveis do último ensaio, em conjunto com os do estudo anterior, estabelecem que o Xalkori é apropriado para uso de primeira linha, bem como o uso de segunda linha, ou seja, para os pacientes que receberão o tratamento inicial, bem como para aqueles que já passaram por quimioterapia.

A droga é utilizada em pacientes que tenham uma mutação no gene chamado de ALK, conforme determinado por um teste de diagnóstico aprovado. A mutação ocorre apenas em uma pequena porcentagem de pacientes com câncer de pulmão, mas os torna candidatos para o tratamento com Xalkori.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário