sábado, 1 de fevereiro de 2014

Missão: Emigrar por amor ao Evangelho


O casal Luís e Estela Almeida vão partir para a Ásia com os cinco filhos, numa missão de evangelização por tempo indeterminado, em nome do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de “anunciar o Evangelho”.
“Enquanto alguns emigram pelo dinheiro, nós vamos emigrar para anunciar o Evangelho, por amor ao Evangelho”, diz Luís Almeida, pai de cinco filhos com idades compreendidas entre 10 anos e sete meses, eles que são apresentadas como “os principais evangelizadores”.
Sair em missão em nome do Caminho Neocatecumenal “requer muita maturidade até do próprio matrimônio, não é algo que se faz com leviandade”, explica, em declarações à Agência ECCLESIA.
A mudança logística para um país da Ásia “gera algumas preocupações” mas “Deus tem estado presente nas dificuldades”, por isso a partida é feita “com tranquilidade”, adianta Estela Almeida.
As crianças irão para a escola e os pais vão procurar trabalho e “é aí que começa a evangelização”, garante Luís, explicando que “vão convidar os vizinhos, os colegas de escola das crianças e essas pessoas, ao entrar na casa desta família portuguesa, vão interrogar-se”.
Isso por si só “já é um testemunho de Jesus Cristo”, acrescenta Estela.
Amigos e colegas de emprego receberam esta notícia “com espanto”, alguns “questionam-se e não compreendem”, mas esta “é outra oportunidade de dar testemunho, de mostrar a razão da fé”, assinala Estela Almeida.
As famílias em missão surgem no contexto do Caminho Neocatecumenal, “onde depois do Batismo se faz uma formação de iniciação cristã que leva anos em que os integrantes se aproximam verdadeiramente do que é a fé na Igreja, transformando-se em verdadeiros cristãos adultos na fé”.
A pastoral de evangelização faz parte do “anúncio que é feito através da partilha do milagre moral” que se baseia na “fé, no amor e na unidade”.
Residentes na Paróquia da Brandoa (Patriarcado de Lisboa), esta família começou a caminhada Neocatecumenal muito cedo, durante a juventude que ambos se aperceberam “que Deus está presente no dia-a-dia, na vida de cada um, é um Deus pessoal e não algo que se encontra distante, essa foi e ainda é a grande descoberta”, declara Estela Almeida.
Luís, Estela e os cinco filhos partem em missão “por tempo indeterminado” sendo que há relatos de famílias que partiram em missão e que “nunca mais voltaram”.
Como esta família da Brandoa vão partir mais oito famílias portuguesas - duas da Diocese de Lisboa, uma da Diocese de Setúbal, uma da Diocese de Aveiro, uma da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, duas da Arquidiocese de Évora - e quatro jovens, duas da Diocese de Lisboa, uma da Diocese de Angra e um outro da Diocese de Setúbal.
Os destinos da missão são diferentes, mas é para a Ásia que “vai a maior parte das pessoas”.
As nove famílias e os quatro jovens portugueses vão estar este sábado no Vaticano para, em conjunto com cerca de 10 mil representantes do Caminho Neocatecumenal, participarem na audiência com o Papa Francisco que através de uma bênção solene e uma oração especial, os vai enviar, em conjunto com mais de 60 famílias, para irem em missão pelo mundo.
Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje.
PR/MD

Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário