sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

UMA CARTA DE D.ALOISIO RECEBIDA 41 ANOS ATRÁS


FOTOS VINCULADAS 



Mexendo nos meus arquivos, onde guardo muita coisa da história de Santo Ângelo, encontrei uma preciosidade: uma carta que recebi do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, na ocasião Arcebispo de Fortaleza, no Ceará, quando ele era também presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Nessa correspondência muito pessoal, D. Aloysio pede, inclusive, que não a publicasse, pois ele estava desmentindo um repórter que havia divulgado declarações dele que não correspondiam a verdade. Como já se passaram tantos anos da carta, na realidade mais de 41 anos, comento alguns tópicos e a publico em fac-símile, em letras bastante reduzidas, para não tomar o espaço da coluna.
Na ocasião, eu, como jornalista e amigo, havia alertado D. Aloysio sobre umas declarações que a imprensa gaúcha atribuiu a ele e que não correspondiam a verdade.
Na carta ele diz que: "Terminei o meu pequeno artigo, creio que satisfará o seu pedido. Procuro ser muito claro com aquilo que penso, levado pelo amor que tenho pela região missioneira. Se calasse eu me penitenciaria de uma omissão muito grave nesse assunto tão vital para todos nós, para o nosso bom povo santo-angelense e missioneiro. Não culpo o repórter. Você tem bastante prática neste setor, sabe muito bem como é impossível a um repórter ser senhor de todas as situações. Entre o ronco da ida e vinda de um avião, no borborinho de um aeroporto, é muito difícil a um repórter ser inteiramente fiel em uma questão delicada, dentro de uma realidade, da qual o repórter vive afastado".
Depois dessa explicação, D. Aloisio agradece o envio constante do Jornal A TRIBUNA. " É a carta, escrita por vocês, que me chega semanalmente de Santo Ângelo. É, para mim, dia de festa quando chega a " A Tribuna". Muito agradecido. Também o felicito pelo bom êxito que estão tendo na circulação do Jornal. Continuem sempre com coragem e idealismo!
Não sei se você publicou aquele meu artigo sobre o celibato dos Padres, É um número que não recebi, deve ter sido publicado após aquela última entrevista que lhes dei"
E termina D. Aloisio Lorscheider: " Meu Luiz, tchau! O meu abraço amigo."
O grande Cardeal brasileiro, primeiro bispo da Diocese de Santo Ângelo, repousa hoje no cemitério do Mosteiro dos Frades Franciscanos na cidade de Imigrante, onde ele estudou na juventude.
Aquele túmulo guarda um segredo que jamais será revelado: D. Aloisio teria sido eleito Papa e não aceitado sua eleição?

http://www.atribunars.com.br/index.php?origem=noticia&id=22165

Nenhum comentário:

Postar um comentário