sábado, 30 de novembro de 2013

Emili: "O Papa nos convidou para não excluir qualquer fronteira, e agir sobre eles sem medo"

Digital Religião  Vida Religiosa

Francisco, com a União dos Superiores Gerais

O general do Marista revela como foi a reunião da USG Francisco


A Congregação dos Irmãos Maristas o projeto se junta à Religião Digital

Bastante Jesus, 30 de novembro de 2013, 19:47
 Papa recebe, com a sua proximidade para suprimir qualquer "barreira" e imediatamente fazer você se sentir à vontade e em casa
Francisco, com a União dos Superiores Gerais/>

Francisco, com a União dos Superiores Gerais

  • Francisco, com a União dos Superiores Gerais
  • Emili, superior geral do Marista
  • Francisco, com a União dos Superiores Gerais
Jesus Bonito ) foi realizada em Roma, a Assembleia da.-De novembro 27-29 União dos Superiores Gerais (USG). Na sequência dessa reunião, eles foram recebidos por Francisco, que anunciou que2015 será declarado um Ano de Vida Religiosa . Entrevistamos H. Emili, que nesta ocasião atuou como "facilitador" da Assembleia. Os Irmãos Maristas estão unidos neste mês de dezembro a redigir Digital Religião.
Você pode explicar o tema da Assembléia 82 da USG?
Continuando com a Assembleia anterior (maio de 2013), cujo tema foi "Liderança na Vida Religiosa, 50 anos depois do Vaticano II", também se pretende dedicar o mesmo problema, mas tentando aprofundar seu conteúdo e consequências específicas para o nosso serviço nas diversas congregações. Neste caso também desafiado por e nos deixar claro liderança l Papa Francisco, que inspirou-nos a todos muito. 
conjunto inteiro foi desenvolvido com uma dinâmica altamente participativos e de grupo, e, no final, fazer juntos uma série de "point- força "que reconhecem a liderança do Papa e que queremos incorporar em nossas vidas.

Você pode apontar alguns desses "ponto de força?"
No final da nossa Assembleia resumimos a nossa reflexão em um par de páginas que serão publicados nos próximos dias. . Mas eu posso encaminhar o esboço 
, sentimos um chamado à conversão em nosso serviço de autoridade em três aspectos:


Conversão de atitudes pessoais : um foco no serviço essencial, um serviço cuja autoridade vem de autenticidade, um serviço que se expressa com profunda humanidade. 
relações de conversão : um serviço que pode expressar de forma simples e direta; . um serviço que é um passeio com os irmãos, um serviço que busca a vontade de Deus, juntamente com os irmãos 
Conversão de prospectiva e estilo da missão : um serviço profético, um serviço que tem a coragem de "sair e fazer fora ", um serviço que divulga e expressa a cultura de encontro, um serviço alegre, portador de esperança.

Estas são as grandes questões, algo como "perfil" do que queremos para nós mesmos, inspirados pelo Papa. Como eu disse, cada um dos pontos é desenvolvido um pouco mais no documento preparado.

A novidade desta Assembléia foi o encontro com o Papa no último dia. O que você pode nos dizer sobre esse tempo?
flutuava na atmosfera da Assembleia com uma grande expectativa por ter a graça de viver este momento histórico. Parece-me que o simples facto da reunião, além do que disse o Papa, e deixa algumas mensagens importantes: ele não iria reduzir este espaço para um processo normal, mas nos deu toda a manhã, e depois declinou discursos preparados , mas preferiu um, fraterno diálogo aberto, muito perto. 
Enquanto ouvia, imaginei uma conversa pelo fogo, sem pressa, falando sobre as coisas que importam. Papa recebe, com sua proximidade, remover imediatamente qualquer " barreira " e fazer você se sentir confortável e em casa.

O que você destacar a mensagem que você deixou o Papa?
logo transcrição da substância destas horas de diálogo sobre diversas questões que afetam a vida religiosa são postados. Deixe-me apenas destacar alguns elementos que já foram destacados no comunicado de imprensa emitido logo após a reunião. 
Em primeiro lugar, o reconhecimento da vida religiosa como eu nvitación para viver o evangelho de maneira "especial". evitou usar a palavra "radical", porque todos os cristãos são chamados a ser radical. "Special" no sentido de que nós abraçamos um modo de vida e incorporar diferente do que a maioria do povo de Deus do evangelho.Mas em qualquer caso, deve ser como "um grito que desperta" algo como um "sinal de alerta" convida-o a ir ao essencial. 
Outro aspecto que quero destacar é a l LaMada ir fronteiras, muito no linha com o que já foi dito tantas vezes, mais recentemente em Gaudium Evangelii. nos convidou para não excluir qualquer fronteira, e agir sobre eles sem medo , sempre de acordo com o carisma ea missão de cada família religiosa.

Qualquer outro ponto que eu gostaria de destacar?
senti um grande apreço e interesse do Papa para a vocação de irmãos religiosos, e eu sinto que ele vai nos ajudar a torná-lo conhecido e apreciado em toda a Igreja. 
quanto eu valorizava a sua mente também aqueles que trabalham com jovens na educação, uma "fronteira". muito atual 
coisa que nos pegou de surpresa foi o anúncio de que 2015 será dedicado à vida consagrada. Obviamente, foi uma surpresa muito agradável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário