quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Livro: A Ternura de um Pastor - Cardeal Lorscheider

Pe. Geovane Saraiva
geovanesaraiva@gmial.com
Livros são contos e cantos
São palácios ancestrais
São circos com saltimbancos
São templos, são catedrais

Colorido ou preto-e-branco
Cada livro tem seu texto
Seu miolo sua casca
Seu mercado e seu contexto

Livros são nomes ou mais
Seres tridimensionais
Cada um com sua norma

Cada livro é uma forja
Um retrato e um espaço
Um abraço e uma forma
Horácio Dídimo
  
VEJA O PREFÁCIO DE DOM SÉRGIO DA ROCHA: A segunda edição da obra “A ternura de um Pastor” expressa a grande acolhida desta feliz iniciativa do Pe. Geovane Saraiva e, em especial, o reconhecimento do imenso valor de nosso saudoso Cardeal Dom Aloísio Lorscheider na vida da Igreja e da sociedade, assim como, na vida dos inúmeros leitores. A homenagem prestada pelo Pe. Geovane tem sido compartilhada por amigos e admiradores de Dom Aloísio que recebem esta obra com o amor, a admiração e a gratidão que pulsam no coração do autor, por aquele que uniu, de modo admirável, a ternura e a profecia em sua vida de pastor. Por isso, o autor expressa a homenagem de todos nós a Dom Aloísio!
A riqueza da personalidade de Dom Aloísio não pode ser transcrita em sua totalidade, por mais fiel e completo que possa ser o seu retrato biográfico. Quem teve a graça de conhecê-lo, de conviver e trabalhar com ele pode testemunhar cordialmente os dons que Deus lhe concedeu manifestados em sua vida de sacerdote, profeta e pastor, de servidor fiel de Jesus Cristo e do Povo de Deus. Contudo, os dados biográficos e os testemunhos apresentados pelo autor, destacando as “lições do Bom Pastor”, deixadas por Dom Aloísio, nos estimulam a reconhecer sempre mais tanto bem que ele nos fez e a louvar a Deus pela sua ternura e misericórdia testemunhadas por aquele que se assemelhou ao Bom Pastor.
A exemplo de Jesus Bom Pastor, o Cardeal Lorscheider foi verdadeiro pastor, através da compaixão pelas ovelhas sofridas, feridas e desgarradas, pela solidariedade com os pobres e sofredores, aliando a ternura, a mansidão e o habitual sorriso nos lábios, com a firmeza e a coragem profética. Nos passos de São Francisco de Assis, fez-se romeiro entre os romeiros do Canindé e de Aparecida, testemunhando a simplicidade evangélica e o amor aos pobres. Homem de profunda espiritualidade e grande teólogo, ele cumpriu o mandato missionário de Jesus Cristo, ensinando e fazendo discípulos através dos seus escritos e de suas conferências, mas acima de tudo, pelo testemunho de vida cristã.
A contribuição de Dom Aloísio à Igreja ultrapassa as fronteiras das dioceses onde exerceu o episcopado, a Diocese de Santo Ângelo (RS), as Arquidioceses de Fortaleza (CE) e de Aparecida (SP), pois foi grande a sua dedicação à Igreja no Brasil, através da CNBB, e na América Latina, pelo CELAM, assim como, foi marcante a sua atuação, como cardeal, junto à Santa Sé, especialmente, pela sua participação em Sínodos e Conclaves, além de sua participação no Concílio Vaticano II, no início do seu episcopado.   Entretanto, o significado de sua figura e o alcance de sua atuação vão muito além do interior da Igreja, repercutindo na sociedade brasileira e no mundo. Homem de diálogo, conforme o espírito do Vaticano II, empreendeu esforços para a edificação da sociedade justa e fraterna, querida por Deus, muito contribuindo para a redemocratização do País, para a defesa da dignidade inviolável de cada pessoa e a efetivação dos seus direitos fundamentais.
Ao amado e inesquecível D. Aloísio Lorscheider, a nossa eterna gratidão! Ao  Pe. Geovane, o nosso agradecimento por esta bela homenagem a Dom Aloísio, renovada nesta edição, mantendo viva a memória da ternura de um pastor tão admirável, cujo testemunho continua a produzir abundantes frutos.    

                                                                             Dom Sérgio da Rocha
                                                    Arcebispo Metropolitano de Brasília


29 de setembro de 2011, festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Cada livro é um árvore             

Ondulada pelo vento

É papel e personagem

Pendurado no seu tempo

Usa capa e contracapa
Comentário nas orelhas
Nariz na folha do rosto
Sumário nas sobrancelhas

Cada Livro é uma nuvem
Carregada de palavras
Chovendo pelos caminhos

Cada livro é um oásis
Onde as aves bibliófilas
Vão preparar os seus ninhos
Horácio Dídimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário